Mãos bonitas e limpas são o orgulho de todas as mulheres. Por essa razão, ninguém deve ficar surpreendido pelo facto de as mulheres quererem manicures deslumbrantes de longa duração, feitas por profissionais. E um procedimento deste tipo pode custar uma fortuna. Infelizmente, a manicure de gel ou híbrida pode ser prejudicial para a saúde. Porquê? O acrílico não é seguro?

Circulam na Internet inúmeras lendas urbanas, descrevendo os efeitos catastróficos que podem resultar da manicure de gel. Os fóruns da Internet fervem com histórias sobre o aparecimento de onicomicoses imediatamente após o procedimento; sobre unhas destruídas por substâncias agressivas presentes nos produtos para pintar unhas; e, o mais assustador, sobre a queda de unhas (devido ao acrílico). Até que ponto são verdadeiras estas declarações? Algumas histórias são efetivamente verdade, contudo, devemos ser seletivos para obter informações factuais relativamente aos perigos que podem ser desencadeados pelo acrílico.

Podemos ter unhas bonitas sem expormos a nossa saúde ao perigo?

Sim, podemos, no entanto, sugere-se que se evitem todas as substâncias que possam ser nocivas, como por exemplo o metil metacrilato (MMA). Esta substância foi retirada do mercado e não pode ser mais utilizada em cosméticos (costumava ser um dos principais ingredientes da manicure acrílica). Embora o MMA seja considerado uma substância cancerígena, mantém-se inativa em algumas formas. A substância é perigosa quando se encontra em contacto direto com a pele, no entanto, não é prejudicial se for inalada ou consumida. Durante a manicure, a barreira protetora natural das unhas e a pele em redor fica enfraquecida (devido à limagem). Da mesma forma, as unhas ficam expostas aos danos durante o procedimento de remoção de unhas de acrílico. Felizmente, o MMA foi agora substituído pelo EMA, uma substância cujo uso foi permitido – por outras palavras, o EMA não constitui uma ameaça para o organismo do ser humano.

Como podemos saber que a nossa manicure não contém acrílico?

O único conselho sensato que se pode dar é que escolha produtos de qualidade superior. Esses cosméticos caracterizam-se pela sua composição clara (todos os ingredientes encontram-se enumerados no rótulo). Assim, temos a certeza do que colocamos nas nossas unhas, Se prefere fazer a manicure num salão de beleza, pode sempre pedir à esteticista para lhe mostrar as embalagens dos produtos que utiliza para o procedimento. Só assim pode ter a certeza de que os produtos não contêm MMA. É óbvio que pode também seguir a convicção: “quanto mais caro, mais seguro”. Uma coisa é certa, os produtos de qualidade elevada não são baratos e, portanto, uma manicure extremamente barata não é, provavelmente, aquela que devia utilizar para revestir as suas unhas.